Dia 10 de novembro (quinta-feira)

Das 08h às 16h – Credenciamento
Das 14h às 15h – Abertura Solene
Das 15h às 15h45 – Homenagens com entrega da Medalha “Paulo Freire”

Homenageadas:
Selba Delia Batista Da Silva;
Luciana Maria Coutinho;
Maria Aparecida Rodrigues;
Denise Araújo Nascimento;
Celina de Campos Breno Pereira;
Doralice Carvalho;
Júlio Cesar Nobre;
Wesley Sousa Ramos;
Keila Muniz Coco Gerhardt;
Edilaci Glória Falcão;
Inês Rosânia Braga Ronchetti;
Aline Rosa Benedito Lucas;
Rosilene Rodrigues;

Das 15h45 às 16h30 – Regimento Interno

Das 16h30 às 18h30 – CONJUNTURA GLOBAL E OS ASPECTOS DEMOCRÁTICOS DA ATUALIDADE

Palestrantes:

Jessé Souza

Sociólogo, advogado, professor universitário, pesquisador, doutor em Sociologia pela Universidade de Heidelberg, na Alemanha, e pós-doutor em psicanálise e filosofia pela New School for Social Research, em Nova York, EUA. Escreveu e organizou 22 livros, abordando a desigualdade no Brasil moderno, entre outros temas. Entre suas obras destacam-se A Elite do Atraso, Como o Racismo criou o Brasil e A Classe Média no Espelho. Atualmente, é professor titular da Universidade Federal do ABC (UFABC/SP).

Frei Betto

Frade dominicano, jornalista e escritor. Autor de 63 livros, muitos deles traduzidos em diversos países. Recebeu prêmios, no Brasil e no exterior, por sua luta em prol dos direitos humanos. Ganhou também diversos prêmios literários, entre os quais o mais importante no Brasil: o Jabuti, em 1982 e em 2005. É assessor de movimentos sociais, colunista e articulista em grandes jornais do país.

Dia 11 de novembro (sexta-feira)

Das 09h às 11h30 – Atividades simultâneas

APRESENTAÇÃO ORAL DOS ARTIGOS CIENTÍFICOS devidamente inscritos para o 36º Congresso Estadual do SINDIUPES

GESTÃO DEMOCRÁTICA E A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NA ROTINA FUNCIONAL DA EDUCAÇÃO PÚBLICA CAPIXABA

Painelista: CARLOS AUGUSTO ABICALIL
Mestre em Educação com atuação em movimentos e entidades nacionais e internacionais de luta em defesa dos trabalhadores em educação. É coordenador do NAPP – Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas da Educação da Fundação Perseu Abramo (SP).

DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE SOBRE DOCÊNCIA E DECÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA

Painelista: FABIANA ECKHARDT
Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação. Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis- UCP. Coordena o Grupo Infâncias, Docências e alteridade -IDA/UCP e é vice-coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Avaliação, Educação Popular e Escola Pública- GEPAEP/ UFF-Universidade Federal Fluminense (RJ).

O CONSERVADORISMO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA E AS PROPOSTAS DE RUPTURAS COM UM SISTEMA DE ENSINO DEMOCRÁTICO E SOCIAL

Painelista: Profa. MARLENE DE FÁTIMA CARARO
Foi professora do ensino fundamental e médio das redes públicas municipal e
estadual. Mestre e doutora em educação pela Ufes/ES, onde atuou como professora do Centro de Educação de 1994 a 2019, e também como presidente da Adufes – Associação de Docentes por dois mandatos. Atualmente, coordena o Grupo de Estudos em Educação e Pobreza da Ufes.

Das 11h30 às 12h – PLENÁRIA FINAL

Das 12h às 13h – STAND UP

Apresentação: CONCESSA
Personagem de sucesso interpretada há mais de 20 anos pela atriz e humorista mineira Cida Mendes. Vencedora do Prêmio Multishow do Bom Humor Brasileiro, em 1997. A carreira de Cida Mendes também é marcada por participações em programas humorísticos nas principais emissoras da televisão brasileira, além de uma longa trajetória no teatro.